Quando um compensador (ou trim) do profundor é disparado em uma aeronave com o piloto automático engajado, a resposta da aeronave e do sistema depende do tipo e do modo do piloto automático. Aqui estão algumas considerações gerais:
1.Manutenção da Altitude ou Atitude:
- Se o piloto automático está configurado para manter uma determinada altitude ou atitude, ele tentará compensar qualquer alteração causada pelo ajuste manual do compensador.
- O sistema de piloto automático pode fazer ajustes nos controles de voo para contrabalançar o efeito do novo trim, de modo a manter a altitude ou atitude desejada.
- Em alguns sistemas, a ação de ajustar manualmente o trim enquanto o piloto automático está engajado pode causar a desconexão do piloto automático. Isso é uma medida de segurança para garantir que o piloto esteja ciente das alterações e tenha controle manual imediato da aeronave.
- Alguns sistemas podem emitir um alarme ou aviso para alertar o piloto de que o trim foi ajustado enquanto o piloto automático está engajado.
- O efeito específico pode variar dependendo de qual modo do piloto automático está ativo (por exemplo, modo de manutenção de altitude, modo de navegação, etc.).
- Em modos de navegação, o ajuste do trim pode causar uma alteração temporária ou não na trajetória da aeronave até que o piloto automático faça as correções necessárias5.nterferência nos Sensores:
Em resumo, o disparo do compensador do profundor em uma aeronave com o piloto automático engajado pode resultar em ajustes automáticos,as vezes violento do angulo de ataque da aeronave, podendo resultar muias vezes em um stol em baixas altitudes.
É essencial entender o manual de operação específico da aeronave e os procedimentos recomendados para essas situações. E nunca,nunca tirar a mão do Trim mesmo com piloto automatico angajado,observando sempre,monitorando o comportamento do Compensador do profundor com o piloto automatico engajado.Boas práticas na aviação geral.
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