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quarta-feira, 18 de setembro de 2024

ELT (Emergency Locator Transmitter)

ELT (Emergency Locator Transmitter) é um equipamento instalado em aeronaves para transmitir um sinal de emergência em caso de acidente. Sua principal função é ajudar as equipes de busca e resgate a localizar aeronaves acidentadas, especialmente em áreas remotas ou de difícil acesso. O ELT emite um sinal de rádio em frequências específicas, que podem ser captadas por satélites, estações de terra e aeronaves em voo.

Funções principais do ELT:

  1. Localização de aeronaves acidentadas: O ELT é ativado automaticamente quando uma aeronave sofre uma desaceleração brusca ou um impacto, e começa a emitir um sinal que pode ser rastreado.
  2. Transmissão de emergência: Ele transmite nas frequências de emergência internacionalmente padronizadas (121,5 MHz, 243 MHz e 406 MHz), com o sinal de 406 MHz sendo captado por satélites que permitem uma localização precisa.
  3. Suporte às operações de busca e resgate (SAR): O sinal transmitido é captado por organizações de busca e resgate, como o COSPAS-SARSAT, que usam os dados para identificar a posição da aeronave.

Tipos de ELT:

  1. ELT automático (ELT(A)): Ativado automaticamente em caso de impacto ou desaceleração significativa.
  2. ELT de sobrevivência (ELT(S)): Portátil, pode ser ativado manualmente pelos sobreviventes de um acidente.
  3. ELT manual (ELT(M)): Precisa ser ativado manualmente, mas pode ser fixo na aeronave ou portátil.

Quais aeronaves possuem ELT?

A maioria das aeronaves civis e comerciais são obrigadas a possuir um ELT, conforme regulamentações de aviação civil, como as da ANAC no Brasil ou da FAA nos EUA. A exigência varia de acordo com o tipo de operação e o tamanho da aeronave. Aeronaves de aviação geral, comercial, executiva e de transporte de passageiros geralmente possuem ELTs. No entanto, aeronaves menores, como ultraleves e alguns helicópteros de uso recreativo, podem ter exceções, dependendo da regulamentação local.

Em resumo, o ELT é um equipamento essencial de segurança para aeronaves, garantindo que, em caso de acidentes, as equipes de resgate possam localizar rapidamente a aeronave e prestar socorro aos sobreviventes.

 No Brasil, a obrigatoriedade de instalação de ELT (Emergency Locator Transmitter) em aeronaves é regulamentada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e segue as normas da RBAC 91 (Regulamento Brasileiro da Aviação Civil), que trata das regras gerais de operação das aeronaves civis. De acordo com essas regulamentações, as seguintes aeronaves devem possuir ELT:

1. Aeronaves de Transporte Comercial ( 121 e 135)

Todas as aeronaves utilizadas para operações de transporte aéreo comercial, seja de passageiros ou de carga, são obrigadas a possuir um ELT. Isso inclui:

  • Aeronaves de grande porte que operam voos regulares e não-regulares de passageiros.
  • Aeronaves de menor porte que fazem transporte aéreo comercial sob demanda, como táxi aéreo.

2. Aeronaves de Aviação Geral

A maioria das aeronaves de aviação geral, que inclui aeronaves particulares, de instrução, agrícolas e executivas, deve ter um ELT instalado, especialmente quando se trata de operações em rotas longas ou em áreas remotas. Há exceções para alguns tipos de aeronaves menores, dependendo do tipo de operação e das características da aeronave, mas, em geral, é obrigatório o ELT para:

  • Aeronaves de asa fixa com capacidade para mais de seis passageiros.
  • Helicópteros e aviões de táxi aéreo.

3. Aeronaves Experimentais

Em aeronaves experimentais, a exigência de ELT varia. Se a aeronave for operada em áreas remotas ou de difícil acesso, o ELT é normalmente exigido. No entanto, dependendo do tipo de certificação e do uso da aeronave, pode haver isenções, especialmente em operações de curta duração ou recreativas.

4. Aeronaves de Instrução

Aeronaves usadas para instrução, como aquelas em escolas de aviação, também devem possuir ELT, principalmente se forem utilizadas para voos fora da área do aeroporto ou sobre áreas inabitadas.

Exceções:

Algumas aeronaves podem estar isentas da obrigatoriedade de ter um ELT, como:

  • Aeronaves de ultraleve.
  • Aeronaves de pequeno porte em operações específicas, desde que as regulamentações da ANAC permitam a isenção.
  • Aeronaves que operam exclusivamente em circuitos de tráfego próximo a aeroportos ou em áreas não remotas, com rápidas respostas de socorro em caso de emergência.

A obrigatoriedade do ELT visa aumentar a segurança operacional, facilitando o resgate de sobreviventes em acidentes aéreos.

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