A arremetida é uma manobra realizada durante a aproximação
para pouso quando o piloto decide interromper o processo de aterrissagem e
voltar a subir com a aeronave. Essa decisão pode ser tomada por diversos
motivos, como condições meteorológicas desfavoráveis, obstáculos na pista,
erros na aproximação, falhas técnicas, ou mesmo por questões de segurança. A
arremetida é considerada uma manobra normal e planejada, não sendo classificada
como uma emergência, mas sim como uma medida preventiva.
Aumento de potência: O piloto aumenta a potência dos motores
(no caso de aeronaves com motores a jato) ou acelera (em aeronaves de hélice)
para ganhar altitude.
Retração do trem de pouso e flaps: O trem de pouso e os
flaps (dispositivos que ajudam na sustentação da aeronave) são retraídos
gradualmente, conforme a aeronave ganha velocidade e altura.
Subida para um padrão de tráfego: O piloto executa uma
subida controlada seguindo instruções da torre de controle, caso esteja em um
aeroporto controlado, ou conforme as cartas de aproximação, para se afastar da
pista e preparar uma nova tentativa de pouso.
A arremetida é uma emergência?
Não, a arremetida não é considerada uma emergência. É uma
ação de precaução e faz parte dos procedimentos normais de um voo. Os pilotos
são treinados para realizar essa manobra sempre que algo na aproximação ou
pouso não estiver de acordo com os parâmetros de segurança. Ao contrário de uma
emergência, a arremetida é uma decisão consciente para evitar uma situação potencialmente
perigosa.
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