Quem sou eu

Minha foto
Joanópolis, SP, Brazil
Bem-vindo ao Instituto do Ar, um blog dedicado ao fascinante mundo da aviação. Nossa missão é fornecer conteúdo de alta qualidade, rigorosamente pesquisado, sobre diversos aspectos da aviação, desde a teoria e prática do voo até as políticas e tecnologias que moldam a indústria.Utilizo IA na confeção dos textos porém os temas são elencados por mim juntamente com os ajustes e correções!Desejo uma ótima leitura a todos!

domingo, 29 de junho de 2025

Passaredo tem COA cassado: veja os motivos e consequências da decisão da ANAC


 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) cassou o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, empresa principal do grupo Voepass, em 24 de junho de 2025, tornando a medida definitiva, sem possibilidade de recurso facebook.com+15economia.uol.com.br+15pleno.news+15.


🛫 Por que a ANAC tomou essa decisão?

  1. Falhas “graves e persistentes” em manutenção
    A agência identificou que inspeções obrigatórias não foram realizadas em várias aeronaves — reparos repetidamente foram deixados para trás mesmo após alertas iniciais terra.com.br+8metropoles.com+8ac24horas.com+8nsctotal.com.br+5aeroin.net+5ac24horas.com+5.

  2. Sistema de supervisão degradado
    A capacidade interna da companhia de identificar e corrigir defeitos comprometeu os padrões de segurança exigidos en.wikipedia.org+15metropoles.com+15ac24horas.com+15.

  3. Acidente prévio e operação assistida
    A decisão segue um processo iniciado após o grave acidente em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), no qual morreram 62 pessoas. Desde março, a empresa estava sob “operação assistida” e suspensão cautelar en.wikipedia.org+11metropoles.com+11jc.uol.com.br+11.


💰 Multa e penalidades


📌 Consequências e próximos passos


🔍 Em resumo

A ANAC entendeu que a Passaredo/Voepass perdeu a capacidade técnica e sistemática de operar com segurança, o que motivou a cassação do COA como último recurso para proteger os passageiros. A penalidade tem caráter definitivo até que a empresa comprove reorganização completa dos processos de manutenção e gestão.

Nenhum comentário: